Um blog de conceitos, pensamentos e ideias. Também fontes de outros blog de parceiros e amigos.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Resposta da Suzano a respeito da matéria “Suzano Derruba Casas e Desrespeita Agricultores com Aval da Justiça”,
Em relação a matéria “Suzano Derruba Casas e Desrespeita Agricultores com Aval da Justiça”, postada ontem no Blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba, gostaria de esclarecer que a notícia da forma como foi publicada não corresponde aos fatos como eles realmente aconteceram, e, portanto gostaria de posicioná-lo a respeito, oferecendo nossa versão sobre o que realmente está ocorrendo na região.
O imóvel rural, denominado Fazenda Mirim, com área de 148,42ha., situado na Data Buritizinho, Município de Anapurus, Comarca de Brejo – MA, foi adquirido pela empresa Comercial e Agrícola Paineiras Ltda., em 11 de dezembro de 1996, por compra feita ao Sr. Luiz Gonzaga Montelo Viana e esposa.
O imóvel está localizado a três km da comunidade Formiga e o litígio não envolve a referida comunidade, que, vale registrar, tem ótimo relacionamento com a Suzano. Quanto aos fatos relacionados ao início da ação, esclarecemos que no ano de 2005 o Sr. Luiz Rodrigues do Nascimento e seus familiares, sendo que apenas alguns são moradores da Comunidade Formiga, invadiram o referido imóvel, construindo uma cerca ao redor do acero que delimitava o perímetro desse imóvel.
Imediatamente após a invasão, foi registrado, na Delegacia de Polícia de Anapurus, um Boletim de Ocorrência, relatando os fatos. Em seguida, a Paineiras ajuizou uma ação de reintegração de posse, tombada sob o nº 644/2005, tendo como réus o invasor Luiz Rodrigues de Nascimento e outros – herdeiros de Francisco do Nascimento.
A liminar judicial favorável à Suzano só foi concedida no dia 14.06.2011 e a reintegração de posse efetiva ocorreu em 18.11.2011, sexta feira passada, com a participação da policia, oficial de justiça e da própria Suzano.
A casa, cujas fotos foram mostradas, foi construída há aproximadamente dois anos, numa tentativa dos invasores de conferir maior credibilidade à sua posse sobre o imóvel rural da Paineiras, sem nunca ter nela, efetivamente, morado qualquer pessoa. Vale mencionar, e o Oficial de Justiça que acompanhou a diligência registrou, através de fotografias, que não havia móveis e ou utensílios domésticos nela.
Quanto ao cemitério citado, este fica distante das casas derrubadas e não sofreu dano com a ação. Da mesma forma, o poste, mencionado na matéria, fica fora da área e não foi atingido pelas máquinas que ajudaram no cumprimento da decisão judicial.
Vale registrar que não houve supressão de espécies vegetais na área. Próximo da casa onde ocorreu a ação também não foi derrubada nenhuma árvore. O bacurizeiro derrubado, mostrado na foto, foi retirado por motosserra, não sendo processo usual da Paineiras. Provavelmente é um caso de roubo de madeira.
Acredito que desta forma, é possível explicar os fatos ocorridos, reforçando que a Suzano respeita as comunidades próximas às suas atividades, sejam elas de cunho florestal ou industrial, e aproveito a oportunidade para anexar algumas fotos que ilustram esta posição da Suzano.
Como sempre estamos à disposição para conversamos e discutirmos.
Abraços
Alexandre Di Ciero
(fonte território livre do baixo parnaiba) todos direitos reservados
http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/2011/11/resposta-da-suzano-respeito-da-materia.html?showComment=1322487393765#c9197949917571230057
Denúncia: Anapurus: Suzano Derruba Casas e Desrespeita Agricultores com Aval da Justiça
Moradores Entre os Escombros de Uma das Casas Destruídas
A poderosa empresa Suzano Papel e Celulose, que cerca Chapadinha com promessas de milhões em investimentos e milhares de empregos, há muito ronda outros municípios da região deixando rastro de conflitos agrários, suspeita de dano ao meio ambiente e denúncias de grilagem de terras, desrespeito e truculência contra trabalhadores rurais e comunidades tradicionais do Baixo Parnaíba.
A última comunidade a ter problema com a Suzano recebe o nome de Formiga e fica a 45 quilômetros de Anapurus. Na sexta-feira (18) a empresa paulista conseguiu um mandado de reintegração de posse em caráter liminar (provisório), com decisão de juiz substituto proferida contra pessoas que ocupam a área por pelo menos três gerações.
No cumprimento da decisão judicial três casas foram postas abaixo, cercas foram arrancadas, um antigo cemitério teria sido atingido pela derrubada de árvores e um poste de iluminação fora quebrado pelos tratores que executaram o serviço.
A Suzano diz na ação que adquiriu a terra em 1996, mostra uma cessão de direitos registrada em seu favor no Cartório Monteles de Anapurus, datada no mesmo ano de 1996 e documentos e taxas expedidos pelo INCRA com base na mesma cessão de direitos.
Os trabalhadores, quase todos herdeiros de Francisco Rodrigues do Nascimento, que constituiu família ali e tinha efetiva posse da terra há mais de noventa anos. Segundo relatos foram gerações sobrevivendo da pequena agricultura e do extrativismo (bacuri, pequi e babaçu) até a Suzano a reclamar a terra.
Os agricultores apresentam certidão do Cartório de 1º Ofício de Brejo em que a demarcação das terras em favor da família tem registro desde 1966.
Suspeita de Grilagem
O advogado dos agricultores é enfático em suspeitar de grilagem, “infelizmente por conta de uma grilagem gigantesca, a Suzano e outras empresas de grande porte, que por cá estão se assentando, vem promovendo um verdadeiro atentado às nossas famílias do campo. De olho em terras, vem forçando uns e outros lavradores a deixarem suas terras (seu mais precioso bem)”, frisou o advogado.
Atualmente o Cartório de Anapurus passa por intervenção do Tribunal de Justiça por suspeita de irregularidades em registro de terras e outros documentos.
Testemunho Ancestral
Reunidos para mostrar o saldo do conflito com a Suzano, o clima era de revolta entre os agricultores. Homens, mulheres e meninos faziam questão de contar o drama e mostrar destroços efetuados em nome da lei. Todo pedido pra fotografar destruição era como se o clique da câmera pudesse reparar o estrago e cada narrativa tinha a ilusão revisória de outorgar ao repórter poderes de inauditas autoridades.
Entre os familiares do velho Francisco Rodrigues, uma filha Maria Rodrigues Portela e a nora Eugenia Batista de Souza Nunes, as mais antigas moradoras, buscaram na memória a vida na localidade ao longo do tempo e encarnavam o clamor de todos por justiça.
Eugenia Batista, 77 anos, conta que chegou na Formiga ainda muito nova e criou 13 filhos sem nunca sair da localidade. “Quando eu cheguei aqui já encontrei meu sogro morando aqui. Aqui vi meu sogro viver e morrer, assim como meu marido que também faleceu aqui. Esse tempo todo nunca vi meu sogro ou qualquer pessoa vender as terras pra firma nenhuma”, relata Dona Eugênia.
Um ano mais nova que a cunhada Eugênia, Maria Portela, disse que passou mal e foi parar no hospital no dia do cumprimento da determinação judicial. Maria Portela fala ainda do sacrifício da vida na agricultura: “criei meus filhos foi trabalhando, quebrando coco, vendendo criação e fazendo tudo pra nós termos onde morar com os filhos” disse.
Maria Portela declarou que ainda confia na justiça e espera que os prejuízos sejam reparados. Os agricultores tem auxílio de um escritório de advocacia da capital, que deve recorrer da decisão nos próximos dias.
Prenúncio Simbólico
O desfecho do conflito da localidade Formiga, sendo mais um entre poderosa empresa paulista e pequenos trabalhadores locais, é simbólico porque foi baseado em certidão de cartório suspeito, proferido por juiz interino e executado de forma desumana, numa escalada de desmandos que a pretendida expansão dos negócios da Gigante do Papel e Celulose só tende a aumentar.
(fonte eco debate)
http://www.ecodebate.com.br/2011/11/25/denuncia-anapurus-suzano-derruba-casas-e-desrespeita-agricultores-com-aval-da-justica/
sábado, 26 de novembro de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
o dono do blog:
Oi quer me conhecer melhor? então me add nas rede de relacionamentos sociais:
youtube- http://www.youtube.com/user/valdisonpereira
blog- www.valdison.blogspot.com
facebook- http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=1119377595
gmail, orkut e msn- valdysongatinho@hotmail.com
yahoo- valdison.pereira@yahoo.com.br
4shared- http://www.4shared.com/u/wc0i9XZE/valdysongatinho.html
myspace- http://www.myspace.com/558678459
quepasa- http://www.quepasa.com/qp/214046503.html#latestactivities
badoo- http://badoo.com/01140814494/
cyloop- http://br.msn.cyloop.com/my/dashboard
minha comunidade- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=45847025
baixe o skype.com e me add também é- valdisonpereiradasilva
♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
perereca fedida
Todos sabem que pessoas procuram criar vários tipos de animais como domerticos, já vi gente em casa com cobras, jacaré,papagaio e etc... uma senhora resolveu cria uma perereca mas com tempo a perereca morreu e como era o xodó da velhinha resolveu fazer um velório digno. Entrou no onibus para o enterro do outro lado da cidade mas, no caminho o motorista pergunta: minha senhora o que leva de fedorento nessa caixinha? meu sapinho. então vá lá pra trás, diz o motorista mas, um bebado com uma inquietação diz:"que nogocio fedido é esse? o contudor educado: a moça da perereca fedida faça o favor de retira-se está encomodando. Não fechou a boca 19 mocinha sairam as pressas...
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Quero informar a Sra. __________________ que o mesmo esta sendo chamada a depor bem baixinho no meu ouvido palavras doces e agradáveis.
Caso a mesma se recuse a comparecer para dar seu depoimento, será presa e obrigada a me acompanhar a qualquer lugar do mundo.
E para livra-se da acusação de me seduzir terá que pagar a fiança de 1.000 (mil) beijos demorados e gostosos que só você sabe dar.
Se seu depoimento não lhe favorecer será condenada a passar não só um dia no meu coração, mas o resto de sua vida.
Caso a Sra. tenha advogado não adianta, pois perdera a causa de qualquer jeito, só existe uma saída, uma única solução...
FICAR COMIGO!!!
*TE AMO*
o orkut foi criado para relacionar pessoas mas, muitos covardes
ou malfeitores usam para denegrir a imagem de alguém
vc sabia, q existem pessoas usando sua imagem ou até se passando
por vc?
este site foi criado para o bem mas na mesma proporção ele tbem é usado
p/ o mal pois aceite somente do seu convivio ou melhor dizendo amigos
não saia por ai aceitando qualquer um
pois atrás deles estão pedófilos,assassinos e muitos outros...
pessoas q só querem acabar com vc.
envie p/ quem vc achar q esteja precisando
fui vlw...
ou malfeitores usam para denegrir a imagem de alguém
vc sabia, q existem pessoas usando sua imagem ou até se passando
por vc?
este site foi criado para o bem mas na mesma proporção ele tbem é usado
p/ o mal pois aceite somente do seu convivio ou melhor dizendo amigos
não saia por ai aceitando qualquer um
pois atrás deles estão pedófilos,assassinos e muitos outros...
pessoas q só querem acabar com vc.
envie p/ quem vc achar q esteja precisando
fui vlw...
Assinar:
Postagens (Atom)